Depoimento de rondonista

Postado por Rondonistas , segunda-feira, 16 de agosto de 2010 08:43


Descrever com precisão o projeto RONDON na minha visão é praticamente impossível, porque palavras não podem representar em sua totalidade os sentimentos que vivemos durante toda jornada. Estes sentimentos estavam cravejados nos olhares de todos, a cada dia após banhos frios logo pela manhã, tinhamos a oportunidade de receber um bom dia de pessoas maravilhosas com um brilho no olhar e um sorriso cativante que fazia com que o cansaço acumulado ao longo dos dias fosse esquecido a cada manhã.
Durante as atividades tivemos o contato com pessoas de origem muito distintas uma das outras, porém cada qual tinha um saber, sua diversidade cultural a ser transmitida a quem se dispunha a esta troca de conhecimento. Conhecemos pessoas de poucas posses materiais, porém com uma riqueza de histórias vividas, que através da análise de suas trajetórias podemos reavaliar nosso modo de vida e valorizar detalhes que passam desapercebidos no nosso dia-a-dia.
Avaliamos em relação a desenvolvimento sócio-econômico que “nosso” munícipio apresenta várias potencialidades para tornar-se referência regional, mas isto através do desenvolvimento de pontos observados tais como a questão do saneamento básico, controle de endemias, a questão ambiental entre outros.
E o que falar da população que nos recebeu de braços abertos, sendo muito carinhosos quanto ao atendimento em seus lares, reconhecendo a importância das atividades para orientaçao em diversas áreas do conhecimento, valorizando a vontade de estudantes e professores vindos de outras regiões com o espírito de ajuda e a esperança de uma realidade mais justa e igualitária a todos.
Um ponto marcante da população ocorreu durante a atividade de confecção de brinquedos a partir de material reciclável, quando vimos o sorriso puro de cada criança ali presente, este momento foi capaz de retirar todo o peso de um dia caminhado sob intenso sol amazônico e ver ainda que podemos trazer alegria através da simplicidade.
Agora faltam palavras para descrever o grupo ou “nossa família”, pois não moravamos em uma escola e sim na “nossa casa”. Que casa mais abençoada tendo anjo particular e até voava de verdade e que fez valer o lema do exercicito “Braço forte, mão amiga”, o braço forte foi notado no apoio e zelo por todos e mão amiga ficou representada nos laços de amizades criadas com nosso anjo Reis. Alguém sabe de anjo que foi acordado ao som da Canção da Infantaria e ainda tinha um grupo disposto a corridas matinais? SELVA!!! ou era relva!!!
Descobri todo o orgulho das pessoas que nasceram ou moram no Mato Grosso DO SUL!!! Amigos que tive a oportunidade de conhecê-los quando chegamos a Rondônia, pessoas com personalidades singulares e a cada dia tiveram o prazer e o privilégio de conhecer e ser conhecido, no qual sempre terei guardados ao longo da vida pois como o projeto tinha como objetivo plantar ideal e com estes amigos plantamos a semente da amizade.
Agora descrever o que aconteceu com dez pessoas que circulavam dentro da mesma universidade durante anos e não se conheciam e a partir do momento que embarcaram com o sentimento que iriam participar de algo maior como o RONDON e que isto mudaria suas vidas, dentro de instantes foram criados laços que o tempo não irá destruir e que surpreendeu a todos que viam a alegria, a entrega, o amor fraterno do grupo e a partir daí o comentário de todos de que nos conhecíamos há anos.
Por isso, quando falamos “RONDON, EU PARTICIPO” o orgulho de compor este grupo era ressaltado cada vez mais. Vivemos toda a jornada unida e com intensidade que a vida deve ser vivida.
Obrigado BRUNA, ALEXANDRE, WESLEY (caso alguém esqueceu) PURURU, MARCELO, LIEVRE, ANGÉLICA VOLPE, VANESSA, MANUEL, FERNANDA, ÉRICA, ALINI, PRISCYLA, PEDRO, DANIELA, DIEGO, VIVIANE, JUSSARA, DENILSON, CINTIA e REIS, pelos dias vividos juntos a vocês pois me fizeram descobrir como corações pulsantes com este sentimento jovem de mudar o mundo fazem bem a tantas pessoas e nos tornam pessoas melhores.

Diones A. Borges – Biomedicina - UNIFRAN

“A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?” (MAHATMA GANDHI)

0 Response to "Depoimento de rondonista"

Postar um comentário