Floresta Nacional do Jamarí é visitada pelos rondonistas
Postado por Rondonistas , sábado, 24 de julho de 2010 10:31
Na manhã de sexta- feira, 23, os rondonistas tiveram um dia de contato com a Amazônia: foram visitar a Floresta Nacional do Jamarí (Flona). Neste local há projetos de recuperação das áreas devastadas pela mineração e conservação da natureza, com uso sustentável dos recursos naturais.
André Gustavo Campos de Oliveira, biólogo, contou que o desmatamento reduziu. Segundo ele, pode ser que seja a conscientização da população, ação do governo ou falta de áreas para serem devastadas.
Os rondonistas visitaram o viveiro da empresa BRASCAN, onde eles fazem plantio de mudas para recuperação das áreas devastadas pela mineração. Visitaram também uma área reflorestada. “Pudemos ver as árvores com ‘plaquinhas’ de marcação, pois eles fazem o monitoramento da fauna e da flora”, disse FernandaTeodoro, estudante de administração da Unifran.
Após o almoço, os rondonistas assistiram a uma demonstração da Brigada de Incêndio da Flona e passearam por uma trilha, onde puderam ter contato com a Amazônia.
“A gente sente que a região Sudeste e o Sul não conhece o que é Amazônia. É como a visão que os gringos têm do Brasil. O brasileiro só vai dar atenção para a Amazônia quando ele realmente a conhecer”, afirmou Oliveira.
Postar um comentário