Rondonistas auxiliam a FUNASA

Postado por Rondonistas , terça-feira, 20 de julho de 2010 20:51



A manhã desta terça- feira, 20, começou cedo. Os rondonistas saíram às 7 horas e 30 minutos da Escola Municipal de Ensino Infantil Pequeno Príncipe, local onde estão hospedados. O pessoal da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) deu sequência a suas oficinas e palestras na Escola Doutor Custódio. Já os alunos da Universidade de Franca (Unifran) foram para uma área específica da cidade, realizar a ficha cadastral de saneamento domiciliar.
Essa ficha possui ítens como se é o morador o proprietário da casa, quantas pessoas há na casa, se há banheiro, lavatório, reservatório de água, entre outros, e resultará em dados sobre o saneamento da cidade e da população do município. Os rondonistas circularão pelas ruas e visitarão as casas de Itapuã do Oeste, nas duas semanas, todos os dias, no período da manhã. A área rural ficará sob a responsabilidade dos agentes de saúde da cidade.
Osías Gomes da Silva, técnico em saneamento da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), disse que este tipo de atividade é importante em qualquer região do Brasil. “A região Norte é carente nesta parte de saneamento. Não possuímos o tratamento adequado em todas as cidades do Estado de Rondônia. Isto resultará dados concretos para que atitudes direcionadas sejam tomadas”.
As fichas serão entregues para a Prefeitura de Itapuã do Oeste, que já possuem projetos na área de saneamento, ainda não implantados. A Prefeitura ficará responsável por concluir os dados. “A partir deste momento, é com eles o que farão com as informações obtidas com as fichas cadastrais de saneamento domiciliar”, concluiu Silva.
Equipe da Unifran a caminho das casas a serem visitadas

0 Response to "Rondonistas auxiliam a FUNASA"

Postar um comentário